quinta-feira, 15 de abril de 2010

O fascínio das Gerações


O tempo passa e as gerações sucedem-se. Já pensaram como serão as próximas gerações.

As gerações é uma coisa que me fascina, o misticismo do tempo que avança a cada momento, corre e deixa para trás as gerações que acabam por se perderem no tempo. Ninguém sabe ao certo como eram, nem como viveram, porque o tempo é impiedoso e apaga os vestígios.


Há sempre uma mensagem passada da geração que nos antecede e que relata a vida as dificuldades as aspirações e os ideais dessa geração moribunda.


Entre este pensamento e alguns suspiros, porque estava preocupada e tristonha retrocedi no tempo e analisei a geração que me antecedeu, a minha geração, a que me sucedeu e a que há-de suceder. Bem, isso das gerações é um bocado confuso mas um tanto ou quanto extraordinário. Não acham?

Todas as gerações tiveram algo que as marcou profundamente, alterando assim a vivências os percursos da vida, os desejos e os medos que cada um teve que enfrentar.


Sendo assim a geração dos construtores (1920-1945)

São o resultado da II Guerra Mundial. Sofreram na pele e no espírito os efeitos nefastos de uma guerra que se alastrou durante anos. Muito cautelosos em relação às suas economias. Conservadores dos bons costumes e respeitadores da autoridade.

(Por isso a avó Complicações tem uns tostões escondidos)


Baby-Boomers (1946-1964)

Nascida numa época mais farta, olham de maneira diferente o mundo que floresce num pós guerra. São independentes e verdadeiros nas atitudes sociais. (A tia complicações só podia pertencer a esta geração de narizes empinados)


Geração X (1965-1979)

Uma geração controversa, manipuladores em relação à autoridade, abertos a novas insubstancialidades mas muito inseguros quanto ao futuro económico.

(Por isso Miss Complicações tem pêlo na venta e leva sempre a dela a avante)


Geração Y (1980-1994)

Geração tipo self service, desatentos e básicos. São conhecidos como a geração do «eu e agora».

(Estas são as dores da tia Complicações o J. e o A. só têm duas velocidades parado e devagarinho e não é para agora é para ontem)


Geração Z (1995-2009)

À semelhança da primeira geração de construtores a depressão económica fez esta geração mais competitiva, autoconfiantes, criativa, tecnologicamente competentes e com um forte sentido de ética é consequência de serem filhos de pais mais maduros.

( Ai está porque é que o Dé é um espertalhaço a mexer no PC, é fruto dos tempos )


E finalmente a minha geração preferida, que será a geração dos meus netos.


Geração Alfa a partir do ano 2010 e durante os próximos 15 anos

Deverão ser a maior geração de sempre, pois regista-se um aumento da natalidade superior ao pós guerra, o chamado Baby-boom.

Prevê-se para esta geração uma educação formal, começaram a estudar mais cedo e estudaram durante mais tempo…o resto o tempo o dirá….quem sabe, quantas mentes extraordinárias nasceram nessa geração….



(o bebé de MissBlueyes vai pertencer a esta geração Alfa, quem sabe, se um dia será um prémio Nobel qualquer seria o orgulho dos papás, da madrinha lá na América Profunda e da Tia Complicações. Ah e o menino do Cheirinho a Etér também pertence a esta geração futura que me palpita que será maravilhosa)

16 comentários:

  1. Eu faço parte da Geração X e os meus filhos da Geração Z, por isso quer-me parecer que os "manipuladores em relação à autoridade, abertos a novas insubstancialidades mas muito inseguros quanto ao futuro económico" se transformaram em "pais mais maduros", estou certa?
    Beijinhos Tia!
    (Adorei o post, continue a escrever, por favor!)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post :-) eu sou da geracao X e que giro segundo a tia as minhas futura crias pertencerao a geracao Alfa gostei
    e o meu afilhado virtual tambem e os netinhos da tia oh isto promete :-)
    bjinhos muitooos

    ResponderEliminar
  3. sou do primeiro ano da geração Y, mas prefiro pensar que n sou básica...

    ResponderEliminar
  4. Dorushka

    É isso mesmo, a insegurança que se sente actualmente vai ajudar a proteger o futuro dos filhos. Acaba por ser para eles uma lição de vida. A insegurança monetária vai-se reflectindo no seu crescimento tornando-os mais tarde nuns adultos mais responsáveis


    na america profunda

    ahahahah, promete pois…para mim é tudo virtual, até os netinhos…


    Lia

    Querida Lia, todas as gerações têm o seu encanto, básica pode ser fundamental, e isso é o essencial, porquê complicar. É uma geração descontraída e muito mimada, têm vivido à sombra da bananeira e super protegida.
    Uma geração é feita de pessoas da mesma classe etária, nessa classe etária existe várias personalidades, vivências e culturas, daí as pessoas não poderem ser catalogadas da mesma forma. Quando se fala numa geração, fala-se na generalidade, num todo “quase” comum.

    ResponderEliminar
  5. Apenas por um triz...ainda pertenço à geração da Tia. ;)
    por sorte a minha(digo dela)a minha filha degenerou da "Y" ehehehe!
    um interessante e belo Post a reter para o futuro...
    aguardemos então pelos resultados da geração "Alfa"
    :)***

    ResponderEliminar
  6. Fernando

    Seja bem vindo à equipa …só por dois trizes não pertenço à geração da MC ;)
    A geração Y (dos nossos filhos) é que leva a vida direita (eu e agora) porquê sofreu por antecipação... é uma alegria contagiante, mesmo sem querer entro no rol da parvoeira deles …gostei da visita :)***

    ResponderEliminar
  7. Geração Hello Kitty, mais rasca que a minha e menos coca cola que da TC.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Como nasci no último mÊs de 1964 sou da geração X e olha que o levar a avante e pÊLo na venta deve ser mesmo defeito desta geração eheh.

    O meu filho é da geração Z e espero mesmo que esta geração tenha acima de tudo o sentido de ética, porque é algo que cada vez mais está a desaparecer uma vez que competitividade (que seja saudável, claro) já eles nasceram no mundo da mesma.

    Um post fantástico, muito imaginativo mesmo!

    ParabÊns!

    um beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Claro que a melhor colheita é a que termina em 79. Pêlo na venta???? Eu sou um docinho...

    ResponderEliminar
  10. olá :)
    gostei muito de ler sobre as gerações, é coisa sobre a qual também penso muito, como as gerações mudam, como vai ser no futuro.
    o futuro é sempre uma grande incógnita, mas nada é igual, tudo muda. esperemos que sempre para melhor :)

    bjs*

    ResponderEliminar
  11. raurodrigues@gmail.com

    A geração a que chama Hello Kitt teve início no após 25 de Abril, foi também o princípio do escavar do fosso em que se encontra o nosso país. Desde essa altura surgiram uma sequência de acontecimentos a nível social e económico que poderiam ter sido benéficos para o país se os governantes soubessem manter o equilibro entre a riqueza rápida e excessiva e o consumismo desenfreado pelo qual a geração Hello Kitt, e não só, foi acostumada.
    Na minha opinião penso que não há gerações rascas, todas as gerações têm os seus encantos, elas são o fruto dos tempos e como tal adaptam-se a eles. Por isso, por vezes, o choque entre gerações é inevitável. Agora pessoas rascas, há-as em todas as gerações.
    A minha geração Coca-Cola? A Coca-Cola é um dos símbolo mais conhecido da globalização e essa só começou a fazer parte da minha geração e das outras gerações quando começaram as novidades (importações) estrangeiras a entrar no País (a vizinha Espanha há muito tempo que comercializava a Coca-Cola, quem quisesse provar uma Coca-Cola tinha que ir à Espanha, o Salazar nunca quis que a Coca-Cola fosse comercializada em Portugal, porque o produto nacional (vinho) tinha que ser escoado).
    Aceito com agrado a minha geração Coca-Cola …lolololololo

    ResponderEliminar
  12. Canhota!

    Bem vinda, ainda bem que gostaste, a geração X é de força até tem pelinho ....hahahahaah…Acho que tens razão na geração do filhote a competitividade não saudável por vezes mostra o que de pior há no ser humano…...se assim for, cá estaremos nós, para aconselhar e ajudar.

    Uma beijoca *

    Miss Complicações

    Até parece que não te conheço. Oh docinho de côcô …hahahahahahha
    Beijoca *


    Pinkk Candy


    Também penso assim, a esperança no futuro é que nos mantém a flutuar neste mar de incertezas …

    Beijocas *

    ResponderEliminar
  13. Tia do meu coração, eu sou da Geração Y e até sou bastante desembaraçada...mas gostei muito do post. Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. E eu não sei? A geração Y é sempre a abrir .....brrrruuuuÚUUU...lolol...sabem viver a vida, só estão à dar um tempo à vida que é curta para tanta coisa boa ..

    Beijocas

    ResponderEliminar