sábado, 15 de maio de 2010

A doença do progresso ….


Outro dia a Professora estava muito preocupado. Ligava e desligava o telemóvel até que D. C comentou que ela estava incomodada com alguma coisa.

Por fim a Professora desabafou e disse que a causa da sua preocupação era um amigo de longa data que tinha desaparecido da convivência habitual do grupo. Há semanas que não saia de casa, e quando saia largava logo os amigos para ir para casa e sentar-se em frente do PC.

A Professora foi visitá-lo e foi muito mal recebida por ele. Saiu de lá ainda mais preocupada. O amigo estava uma lástima, lixo abundava naquele apartamento e havia um cheiro nauseabundo. Dizia ela num grito de desespero:

- Esse meu amigo não é propriamente uma criança, já tem 35 anos, não sei o que fazer!

Aprontei-me logo a explicar à Professora que o amigo dela não estava realmente bem e que precisava de ajuda profissional que aquilo que ela me descrevia dá pelo nome de ludopatia .

A Professora ficou admirada: “- Ludo…..quê!!!!!!!!!!!..”

D. C que é enfermeira reformada disse logo: ”- Ludomania, porque patia é patologia e isso é doença.”

Ludopatia é um vicio um modo de escravatura, as pessoas tornam-se obsessivas ao ponto de só pensarem no jogo, deixam de se cuidar, de socializar, perdem os amigos, o emprego, enfim, tudo o que possuem. É um vício terrível que alicia as pessoas tornando-as irritáveis e a ter comportamentos inadequados.

Esta é uma história igual a tantas outras que existem por este mundo fora. Infelizmente esta pode ser a nossa história a história de alguém que nos é próximo.